sexta-feira, 5 de novembro de 2010

As tentações gastronómicas de 1 de Novembro em Português

É (de)gustar






1ª Mostra de Pastelaria Vegana

O Dia Mundial do Veganismo (O termo inglês vegan (pronuncia-se vígan) foi criado em 1944, numa reunião organizada por Donald Watson, envolvendo 6 pessoas (após desfiliarem-se da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas), onde ficou decidido criar uma nova sociedade (The Vegan Society) e adotar um novo termo para se definirem a si próprios.Trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal, além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.) que se celebra a 1 de Novembro - dá o mote a este evento, inédito em Portugal, que promete fazer as delícias dos apreciadores de guloseimas, vegans e não só.

A organização, a cargo do projecto The Love Food, classifica a oferta de pastelaria presente no evento de surpreendente, tentadora, deliciosa e diversificada. Além do sabor, capaz de satisfazer qualquer gula, esta pastelaria revela-se pouco calórica, saudável, integralmente vegetariana (vegana), além de privilegiar o uso de ingredientes biológicos e da melhor qualidade sendo, por isso, ecológica.

A organização não quer deixar ninguém de fora, nem mesmo as pessoas com muitas limitações a nível da alimentação, como os intolerantes ao glúten ou os diabéticos. Por isso, está prevista a confecção de um bolo de chocolate sem glúten, sem gordura e sem açúcares processados.

Cookies, Cupcakes e Muffins, além de Bolos de Côco, de Chocolate e de Cenoura, integralmente vegetarianos fazem também parte do menu, entre muitas outras guloseimas.



A 1ª Mostra de Pastelaria Vegana decorre nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro, entre as 14h00 e as 17h00, em Lisboa. Mais informação no site thelovefood.blogspot.com



9ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes



A maior Palha de Abrantes do mundo vai ser servida na nona edição deste certame dedicado à doçaria tradicional. O doce típico da localidade será reproduzido num tamanho 100 vezes superior à sua dimensão real, no dia da inauguração do evento. Serão precisos cerca de 720 ovos para a confecção deste doce, e muitos mais para todas as guloseimas que esta iniciativa traz às ruas de Abrantes, entre os dias 29 de Outubro e 1 de Novembro.

Doces, compotas e licores oriundos de todo o país adoçam a Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes que conta ainda com animação específica dirigida a várias faixas etárias. Os mais pequenos podem assistir a uma sessão de contos infantis, “Faz & Conta”, que, na sua caravana, recorre a ferramentas do teatro e da música para atrair a atenção dos mais pequenos. “Tosta-Mista, o Malabarista” promete também animar os pequenos visitantes, logo a seguir à actuação do ATL “O Pequeno Lavrador”.

Já as noites serão dedicadas aos mais crescidos, com sonoridades que variam entre jazz, bossanova, e música tradicional portuguesa.

Duas exposições - uma sobre a doçaria tradicional e conventual e outra resultado dos trabalhos dos alunos do 1º Ciclo sobre o tradicional doce Palha de Abrantes completam o programa desta edição.

Gustave mostrará, sempre que possível, as iguarias que, por este país fora, alimentam os sonhos reais de um povo.

Gustave Gousteau

Jornal Beirão, nº49, 5 de Novembro 2010

Sem comentários: